Na sua lista de animais extraordinários, reserve um lugar especial para este:
Ele se chama camarão louva-a-deus, e não é mais do que especial apenas por esta inacreditável profusão de cores.
Veja seus olhos, por exemplo: enquanto os olhos dos cães só tem dois tipos de cones, que percebem verde e azul, os nossos têm três cones, incluindo o vermelho, que nos permitem ver todo o espectro do arco-íris. As borboletas têm cinco tipos de cones, e devem ver uma enorme cornucópia de cores e luzes, uma visão fantástica que nosso cérebro nem seria capaz de processar. Pois bem: estes camarões têm 17 tipos de cones de luz, é inimaginável o que eles podem ver.
Chega? Tem mais para fazer deles algo excepcional.
Um animalzinho tão colorido e bonitinho poderia ser pacífico, mas o camarão louva-a-deus é um dos maiores predadores do planeta. Eles são um pesadelo submarino, um dos animais mais violentos que existem. Os dois apêndices em frente à sua cabeça aceleram com a velocidade de uma bala de calibre 22.
Veja só: em menos de três milésimos de segundo estes apêndices geram 1500 Newtons de força. Se fôssemos capazes de gerar um décimo desta força com nossos braços, colocaríamos facilmente uma bola de futebol em órbita, simplesmente jogando-a para cima.
É tanta força que a água ferve quando o camarão ataca. O movimento produz uma onda de choque que mata as vítimas mesmo se ele erra o alvo. Nada que fica perto dele sobrevive - ostras, moluscos e polvos são desmembrados e destroçados pelo golpe.
E então, é o não é especialíssimo? Se você vir um, fuja. E eles não podem ser colocados em aquários, porque matariam todos os outros habitantes do mesmo aquário. E um só golpe de seus membros letais quebraria o vidro.
O camarão louva-a-deus vive em águas rasas e mornas e mede entre 15 e 30 centímetros.
Essa turma que louva-a-deus anda meio violenta, né?
ResponderExcluirMuito boa, Ari.
ResponderExcluir