Os animais de uma mesma espécie são todos muito parecidos, não é? Isso se aplica a zebras, a borboletas monarca, a leões, girafas tudo o mais.
Mas tem uma espécie que foge completamente deste padrão: é um sapo venenoso que vive numa pequena área da amazônia peruana. Eles são todos completamente diferentes entre si, a única característica em comum é que todos são muito coloridos e vistosos.
Chamam a atenção, são muito facilmente vistos. A teoria é de que toda esta exuberância visual seja um aviso aos predadores: afastem-se, eu sou perigoso e posso matá-lo. Realmente, eles liberam uma toxina que leva à fibrilação, falha cardíaca e morte. Indígenas da região usavam esta toxina em seus dardos, por isso eles são conhecidos como sapos-dardo.
A variedade de padrões visuais muda constantemente, numa semana você vê de alguns tipos, na outra de tipos diferentes. Alguns padrões somem, talvez porque os predadores não os identifiquem como perigosos. Novos padrões surgem constantemente, uma insanidade.
Veja alguns sapos-dardo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário