Cada época da história da aviação teve seus gigantes do ar, aviões que pareciam e parecem ser grandes e pesados demais para decolar e manter-se voando.
Veja os principais:
O maior avião da primeira guerra mundial foi este, o Zeppelin-Staaken R.VI. Feito de madeira, precisava de uma equipe de 50 pessoas am terra.
Outro gigante alemão era esse Dornier Do X, uma espécie de barco voador para cem passageiros. Seis motores e 56 toneladas de peso.
O Tupolev ANT-20 era uma ferramenta de propaganda soviética: tinha estação de rádio, sala de cinema e laboratório fotográfico, tudo impulsionado por seis motores convencionais e mais um motor gigante montado acima do avião.
O B-52, a fortaleza voadora, foi o maior bombardeiro da segunda guerra mundial. Este da foto é o infamemente famoso Enola Gay, que jogou a bomba atômica em Hiroshima.
Fantasia do milionário Howard Hugues, o Flying Goose teve a maior envergadura de asas de todos os tempos. Mas só voou algumas vezes.
O Convair B-36 Peacemaker foi o primeiro bombardeiro de alcance intercontinental. Estranho, precisava de motores a hélice mais motores a jato para impulsioná-lo.
O russo TupolevTu-160 foi o mais pesado avião de combate jamais construído. Peso: 275 toneladas.
O Airbus A-380 é uma categoria a parte, pode carregar até 850 passageiros. Tem muita cidadezinha no mundo com menos gente.
E este é o campeão, o maior avião jamais feito. Antonov An-225, com um comprimento de 84 metros e capacidade de transportar 250 toneladas de carga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário