Bem, existe uma exceção
Na pequena North Sentinel Island, no Golfo de Bengala, Índia, há uma tribo que permanece avessa a qualquer contato externo.

Eles andam nus, usam arco e flecha e não querem saber de gente de fora.
A seu favor, eles têm o fato da ilha não ter nenhum porto natural e ser cercada por recifes de corais, o que dificulta a aproximação.
Muitas tentativas foram feitas em pequenos botes, muitos presentes oferecidos, mas nada deu certo: ou os nativos desaparecem na mata e não são encontrados, ou eles atacam com flechas.
Eles são conhecidos desde 1290, e houve apenas um contato, em 1880: um casal de velhos e algumas crianças foram levadas para um navio mas morreram nos dias seguintes, sem qualquer imunidade às doenças dos brancos.
Ninguém sabe que língua falam, como vivem.

São chamados de adamaneses e antropólogos acreditam que a civilização é a mais antiga do planeta, com algo em torno de 65 mil anos.
Em 1981, um cargueiro encalhou lá mas não afundaria, o pedido de socorro foi feito tranquilamente, mas logo após veio o pedido de urgência: mais de 50 guerreiros na praia apontavam flechas para o navio. O resgate veio logo, de helicóptero.
O navio era o Primrose, e ao decolar de helicóptero o capitão fez esta foto:

Desde 1996 a Índia proibiu qualquer tentativa de contato com os adamaneses, que aparentemente vão continuar lá sem ser incomodados. Magnanimidade do governo indiano? Talvez, mas há outro motivo: com apenas 72 quilômetros quadrados e protegida por recifes, a North Sentinel Island não tem qualquer valor econômico
Nenhum comentário:
Postar um comentário