quinta-feira, 21 de março de 2013

As mulheres atômicas



A escritora Denise Kiernan lançou um livro com uma história curiosa e interessante: ele se chama The Girls od Atomic City: The Untold Story of the Women Who Helped Win World War II, ou As garotas da cidade atômica: a história não contada das mulheres que ajudaram a vencer a segunda guerra mundial.
Durante os primeiros anos da década de 1940 70 mil pessoas trabalharam numa fábrica secreta em Oak Ridge, Tennessee, dentro do Projeto Manhattan, que resultou nas primeiras bombas atômicas. A maior parte destes trabalhadores eram mulheres, recrutadas como funcionárias civis do governo, sem saber o que iam fazer.
Elas só ganhavam uma passagem de trem até o local da fábrica e recebiam instruções simples: não fale desnecessariamente, não faça perguntas, apenas dê sua contribuição ao esforço de guerra. Moravam num grande acampamento de casas pré-fabricadas inacabadas, com um centro administrativo, três reatores nucleares e um piso de barro que sugava seus sapatos.
Oficialmente o lugar era chamado de Clinton Engineer Works, mas nas internas elas o chamavam de Lugar X do Projeto Manhattan.
Quem diria? Mulheres atômicas... Quando a coisa enfeia os homens sempre apelam para elas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário