sábado, 6 de julho de 2013

Grandes explosões

Explosões fazem parte do quotidiano de todo o mundo.
Veja aqui algumas das mais importantes:


O Big Bang, há 13,7 bilhões de anos, primeira explosão e matriz de tudo. Veja como nosso Universo tem a forma de sino. O WMAP na imagem é uma nave que ficou 9 anos estudando os limites do espaço e terminou sua missão há 3 anos.


O asteroide de 10 quilômetros que caiu na península de Yucatan, hoje México, e extinguiu os dinossauros. A explosão foi o equivalente a um bilhão de bombas atômicas convencionais.


Um parênteses para pequenas explosões: os chineses inventaram os fogos de atifício do século 7, e eles vem maravilhando e matando gente desde então.


Se você tivesse vivido no ano 1006 teria visto dois sóis durante o dia e noites tão claras que seria possível ler. A maior supernova conhecida explodia na constelação Lupus, a 7100 anos-luz da Terra, com um brilho equivalente a um bilhão de sóis.


Em 30 de junho de 1906 um asteroide do tamanho de um campo de futebol explodiu sobre a Sibéria. Centenas de quilômetros quadrados de florestas foram devastados. Meio misterioso, porque o asteroide não deixou vestígios - deveria ser de gelo.


Em 30 de outubro de 1961 os soviéticos detonaram a bomba Tsar. Sua potência: 10 vezes todos os explosivos usados durante a segunda guerra mundial. Tudo desapareceu num raio de 50 quilômetros, pessoas a 100 quilômetros teriam queimaduras de terceiro grau, janelas quebraram  a 800 quilômetros. A maior explosão feita pelo homem, só para - em tempos da guerra fria - deixar os americanos com medo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário