Eu adoro o The Onion - theonion.com - um site satírico norte-americano que jamais publica uma verdade.
Todas as suas notícias e vídeos são completas mentiras. E quase sempre hilariantes.
Mas bom mesmo é quando a mídia acredita e espalha como verdadeiras essas notícias falas, e já publiquei aqui sobre a repercussão na mídia chinesa quando o Onion publicou que o ditador da Coreia do Norte havia sido escolhido o homem mais sexy de 2012.
Este foi um sucesso pequeno, outros foram bem maiores:
1 - No ano passado The Onion publicou que uma pesquisa do California Pareting Institute (uma entidade real) havia demonstrado que não importava o estilo dos pais ou seus esforços por uma boa educação, o resultado era sempre o mesmo: todas as crianças chegavam à idade adulta muito perturbadas e com vários problemas psicológicos. A coisa se espalhou por todos os EUA, a fonte se perdeu no processo e a coitada da entidade que não fizera pesquisa nenhuma sofreu para repor a verdade.
2 - Em 2002 a mídia chinesa reproduziu, com destaque, notícia do The Onion de que o Congresso dos EUA ameaçava mudar-se de Washington para outra cidade a não ser que construíssem um novo Capitólio, porque o existente estava velho e feio.
3 - Já em 2000 o site noticiou que os livros de Harry Potter estavam disseminando o satanismo entre crianças. A falsa notícia tinha até entrevistas forjadas com crianças satanistas e a estimativa de que 20 milhões(!) de jovens haviam aderido ao culto. Foi uma loucura, e a própria escritora J.K. Rowling teve que intervir para explicar que tudo era um mentiroso absurdo.
4 - Esta, de 2009, é das mais loucas: uma teoria da conspiração teria convencido o próprio Neil Armstrong de que o pouso na Lua era uma fraude. Os dois jornais de maior circulação de Bangladesh deram a notícia com destaque e depois tiveram que se retratar.
5 - Em 2011, enquanto o congresso norte-americano discutia o aborto, The Onion publicou que uma entidade chamada Planned Parenthood - Paternidade Planejada -, havia montado um complexo chamado Abortionplex, com um custo de 8 bilhões de dólares, capaz de fazer um aborto a cada três segundos, um milhão por mês. Congressistas publicaram a notícia em seus sites...
6 - Um caso de enorme repercussão ocorreu em setembro último e desta vez a ferramenta não foi o site mas o twiter. Dois twiters do The Onion informaram que havia gritos e tiros no interior do Capitólio e depois que um grupo de congressistas armados mantinha um grupo de crianças como reféns e ameaçava matá-las se não recebessem nada menos que 12 trilhões de dólares. O Congresso teve que abrir uma investigação e tenta até hoje descobrir se pode legislar para que notícias como essa sejam consideradas ilegais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário