Sim, a noiva tinha que ser muito rica. Ela é Isabel dos Santos, agora finalmente reconhecida pela revista Forbes como uma bilionária. E mais: a primeira bilionária africana.
E de onde vem esta fortuna? Muito provavelmente ela é simplesmente o disfarce para esconder o dinheiro de seu pai, José Eduardo dos Santos, presidente de Angola há nada menos que 33 anos.
Isabel (aplaudindo), com o pai e a madrasta à frente e o marido ao lado. |
Os críticos dizem que o presidente é um autocrata que mete a mão em muito dinheiro. Isabel não tem qualquer mérito por sua fortuna - aliás, ela abriu vários negócios e todos fracassaram.
Segundo a Forbes Isabel é a principal acionista da Zon, um conglomerado de mídia português, investimento que vale 385 milhões de dólares. Ela também tem 19,5% do banco português BPI, o que vale 465 milhões de dólares. E outros 25% do banco angolano BIC, valendo 190 milhões de dólares.
Só estes três investimentos garantem à filha do presidente um patrimônio de 2,1 bilhões de reais, mas ela ainda tem mais coisas como uma empresa de tevê a cabo em Angola.
Com três filhos, Isabel e o marido passeiam pela vida num circuito entre Luanda, Londres, Lisboa e Johanesburgo, com pouquíssimo trabalho e muito lazer.
Mesmo assim o Jornal de Angola, de propriedade do Estado, deu a ela o título de Empreendedora do Ano em 2012.
Então é isso: a África já tem uma mulher bilionária. Mas, com certeza, ela não é modelo para ninguém, até porque a origem de seus imensos recursos é completamente obscura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário