sábado, 26 de janeiro de 2013

Isabel, a bilionária africana

A primeira pista foi em seu casamento em 2003 com um colecionador de arte do Congo: um coro foi trazido especialmente da Bélgica, dois aviões fretados trouxeram comida da França. Presidentes africanos estavam entre os 100 convidados da festinha em Luanda que teve um custo estimado em 7,5 milhões de reais.
Sim, a noiva tinha que ser muito rica. Ela é Isabel dos Santos, agora finalmente reconhecida pela revista Forbes como uma bilionária. E mais: a primeira bilionária africana.
E de onde vem esta fortuna? Muito provavelmente ela é simplesmente o disfarce para esconder o dinheiro de seu pai, José Eduardo dos Santos, presidente de Angola há nada menos que 33 anos.

José Eduardo dos Santos, Angola's president, left, and daughter Isabel dos Santos in the second row
Isabel (aplaudindo), com o pai e a madrasta à frente e o marido ao lado.
Ela tem 40 anos e é a filha mais velha do presidente. Os angolanos às vezes referem-se a Isabel como "A Princesa". Ela nasceu no Azerbaijão, onde o Dos Santos estudava, antes de se tornar guerrilheiro na luta pela independência de Angola. Não é o cenário comum para que alguém vire bilionário, principalmente num país onde muita gente sobrevive com 5 reais por dia.
Os críticos dizem que o presidente é um autocrata que mete a mão em muito dinheiro. Isabel não tem qualquer mérito por sua fortuna - aliás, ela abriu vários negócios e todos fracassaram.
Segundo a Forbes Isabel é a principal acionista da Zon, um conglomerado de mídia português, investimento que vale 385 milhões de dólares. Ela também tem 19,5% do banco português BPI, o que vale 465 milhões de dólares. E outros 25% do banco angolano BIC, valendo 190 milhões  de dólares.
Só estes três investimentos garantem à filha do presidente um patrimônio de 2,1 bilhões de reais, mas ela ainda tem mais coisas como uma empresa de tevê a cabo em Angola.
Com três filhos, Isabel e o marido passeiam pela vida num circuito entre Luanda, Londres, Lisboa e Johanesburgo, com pouquíssimo trabalho e muito lazer.
Mesmo assim o Jornal de Angola, de propriedade do Estado, deu a ela o título de Empreendedora do Ano em 2012.
Então é isso: a África já tem uma mulher bilionária. Mas, com certeza, ela não é modelo para ninguém, até porque a origem de seus imensos recursos é completamente obscura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário