segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

O número é o 12

Por que usamos um sistema numérico de base dez? A resposta é simples: são os dez dedos das mãos, fica fácil de entender e contar. Mas o sistema decimal certamente não é o melhor: o 10 é divisível apenas por cinco e dois, o que resulta em muitos números quebrados e divisões sem resultado exato  (10 / 3 = 3,3333333....).
Outras civilizações tentaram coisas diferentes: os maias usavam um sistema de base 20, os babilônios uma base 60. Nenhum, entretanto, era muito prático.
Mas há uma base que supera a de dez em todos os aspectos: o mundo seria melhor e mais fácil se nossa base numérica fosse o 12.
Ele é divisível por 6, 4, 3 e 2. Geraria contas com resultados mais exatos.



Já temos coisas de base 12 e elas são boas: o ano tem 12 meses, o dia tem dois ciclos de 12 horas. As horas são divididas em 60 minutos, múltiplo de base 12. E o círculo, com seus 360 gruas, também se insere numa base 12.
Hoje seria completamente impossível introduzir em todas as culturas da Terra uma mudança de base 10 para a base 12.
Mas a questão que me surpreende é a seguinte: por que nossos ancestrais, nas mais diversas culturas e em seu enorme engenho que nos trouxe até onde estamos, nunca pensaram num sistema de base 12? Somente matemáticos contemporâneos foram se dedicar ao assunto, faltou um pensador com o 12 na cabeça no passado.
E o computador do Mochileiro das Galáxias estava errado. A resposta não é 42, é 12.

Nenhum comentário:

Postar um comentário