segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

O maior prédio do mundo. Só que não.

Este aí deveria ser o maior edifício do mundo:



Ele se chamaria Palácio dos Soviéticos e deveria se erguer muito acima dos demais prédios de Moscou para ser visto a dezenas de quilômetros de distância e glorificar o regime da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. A foto é de um dos projetos, havia outros, como estes dois:





Como era desejo de Stalin, a coisa ganhou corpo. Para abrir espaço para a obra, foi explodida a catedral do Cristo Salvador, aqui vista numa foto de 1905 e no momento da explosão:




A coisa começou a aparecer até nos pôsters de propaganda do regime:




Num regime totalitário tudo que o governo quer é possível, tanto que as obras realmente começaram em 1937:



Mas aí, meus amigos, veio a guerra. A obra parou e o aço e metais que já havia sido colocados foram retirados para fazer tanques e alimentar o esforço de guerra - ainda bem, talvez os nazistas tivessem vencido não fossem os soviéticos.
Depois de 1945 o mundo era diferente e o projeto megalomaníaco acabou abandonado para sempre. Tanto que em 1958, já depois da morte do Stalin, os soviéticos conseguiram ainda fazer um "maior do mundo" no mesmo lugar, mas bem mais modesto: a maior piscina do planeta foi construída lá.



O que mais? Ah, depois da queda do regime a catedral do Cristo Salvador foi reconstruída entre 1995 e 2000. E o Stalin? Bem, ...





E a vida segue.








Nenhum comentário:

Postar um comentário