segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

A triste história por trás da foto premiada

(AP Photo/Paul Hansen, Dagens Nyheter)


Você certamente já viu esta foto, escolhida como a melhor fotografia jornalística de 2012 pela
World Press Photo.
Mas quem são estas pessoas, qual a história por trás desta fantástica foto do sueco Paul Hansen para o jornal Dagens Nyheter?
Ela foi tomada dia 19 de novembro de 2012 na Faixa de Gaza, após mais um dos inúmeros ataques de Israel.
As duas crianças mortas são Sohaib Hijazi, uma menina de 2 anos, e seu irmão Mohamed Hijazi, 4 anos. Os homens que as carregam são seus tios.
A Human Rights Watch divulgou um extenso relatório sobre mortes em Gaza causadas por ataques israelenses. Sobre as crianças o texto é o seguinte:

"Em 19 de novembro, cerca de 7h30min, um único impacto atingiu a casa da família Hijazi no Bloco 8 do campo de refugiados Jabalaya. A pequena casa de dois pisos foi quase completamente demolida com 10 membros da família dentro dela. A explosão matou  Fouad Hijazi, 46 anos, faxineiro na escola secundária Hamad, juntamente com dois de seus filhos, Mohamed, 4 e Sohaib, 2. Sua esposa, Anna, foi ferida, como também três de seus filhos e uma filha.
Uma das sobrecviventes, Nur Hijazi, 18 anos, disse que estava em casa com seus pais quando o ataque ocorreu. 'Mohamed e Sohaib estavam com meu pai em um quarto. O resto da família estava noutra sala assistindo tevê.  Às 7h30min todo o lugar ficou vermelho e subitamente toda a casa caiu sobre nossas cabeças. Quando vi estava na casa da vizinha, que me levou ao hospital. Tenho dois ossos quebrados na espinha, não preciso de cirurgia mas sofro muita dor.'"

Segundo a Human Right Watch, a destruição na casa dos Hijazi sugere que um avião israelense lançou uma bomba no local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário