terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Um exemplo do fim do jornalismo

Defendo a tese de que o jornalismo acabou. E não por causa da internet.
Jornais e revistas, há já algum tempo, abriram mão da missão de bem informar, preferindo defender seus interesses econômicos e políticos.
Não se publica nada contra governo amigo ou de governo, empresas e instituições amigas ou que anunciam - esta é a regra geral.
Jornais pequenos e de interior são ainda mais suscetíveis aos desejos dos governantes e anunciantes porque dependem mais de suas verbas publicitárias.
E agora vejo nos Estados Unidos um exemplo escrachado deste fato.
Scott Brown, o editor do The Cherokee Scout de Murphy, North Carolina, pediu ao gabinete do xerife da cidadezinha dados sobre os cidadãos que tinham armas e que tinham pedidos negados. Tudo dentro da lei de livre acesso às informações. Deu bafafá, indignação e o xerife - contrariando frontalmente a legislação - simplesmente negou o pedido.
E o que fez o bravo e valoroso Mr. Brown? Recorreu a instâncias superiores? Foi brigar pelo acesso à informação?  Nada disso. Ele publicou uma nota no próprio jornal pedindo desculpas a todos que ele eventualmente tenha incomodado com seu pedido. E mais: garantiu que "O xerife Keith Lovin tinha o melhor dos interesses do povo do Condado de Cherokee em seu coração quando negou nosso pedido."
Que tristeza, é o fim da imprensa.
Segue a fotinho do Scott Brown para que você o identifique: se ele lhe oferecer um emprego, não aceite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário