segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

O Grande Irmão, versão 2013


A Raytheon, uma empresa especializada em equipamentos para defesa e cujos clientes são governos, desenvolveu um sistema chamado RIOT - Rapid Information Overlay Technology,  algo como tecnologia de informação rápida por camada, que torna facílimo para qualquer governo manter seu olho grande sobre as atividades de seus cidadãos.

  O que o Riot faz é juntar os dados das pessoas, colhidos junto às redes sociais que elas frequentam, e construir retratos rápidos e detalhados de qualquer um.
É  O Grande Irmão em sua versão mais avançada.
Brian Urch, da Raytheon, explicou como a coisa funciona num vídeo em que usou como exemplo um funcionário da própria empresa com o codinome Rick.
Rapidamente ele mostrou que o Rick gostava de visitar parques e uma vez tirou num deles uma foto com uma loira. Pronto, já tinham foto do alvo. Como Rick postava no FourSquare onde ia, ficou facílimo descobrir seus hábitos Também foi moleza descobrir quem eram seus amigos e interesses. O Rick ia frequentemente numa academia às 6 da manhã, e então o Riot determinou que, se quisessem pegá-lo facilmente, deveriam ir à tal academia nesse horário.
O Rio está sendo chamado de O Google dos Espiões.
E é verdade: você nunca esteve tão exposto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário