quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Ateus também merecem um templo

OK, deus não existe e religiões são bobagens.
O filósofo e escritor Alain de Botton concorda com esta tese mas acha que os ateus estão em desvantagem contra os religiosos porque não têm um templo.
Esta é a tese que ele defende em seu novo livro, Religião Para Ateus, no qual navega pelo "chato debate entre crentes fundamentalistas e ateus" e lembra que "como as religiões sempre souberam, edifícios são indispensáveis para difundir sua mensagem, livros apenas são insuficientes."
Então ele propõe um templo para os ateus, lembrando que um deus ou deuses são desnecessários para justificá-lo e que um templo pode ser feito para qualquer coisa positiva e boa.
- Podia ser um templo para o amor, para a amizade, a perspectiva, a calma, a generosidade.
É uma ideia bem interessante.




E o Alain  foi adiante. Em parceria com o arquiteto Tom Greenal e o artista Jordan Jon Hogson, ele propôs um templo ateu a ser construído no centro de Londres.
É uma torre negra de 46 metros de altura, na qual cada centímetro na altura representa um milhão de anos da vida sobre a Terra. A obra se chamaria Templo da Perspectiva e rente ao solo haveria uma linha de ouro de não mais de um milímetro, representando o tempo de existência da humanidade.
Achei bonito e iria lá correndo para entrar em perspectiva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário