terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

O câncer da guerreira contra o câncer

Dr. Susan Love, a breast cancer specialist and patient advocate, at her foundation in Santa Monica, Calif., last week. Her leukemia is in remission.

A doutora Susan Love, na foto, é uma das mais conhecidas e respeitadas guerreiras contra o câncer.
Cirurgiã, ela dedicou toda a sua vida ao combate do câncer de mama e à defesa dos direitos dos pacientes de câncer. Tem um livro sobre o tema que já está na quinta edição e preside uma Fundação dedicada à pesquisa e ao combate à doença.
Ela tem 65 anos e descobriu, num check up de rotina, sem nenhum sintoma, que tinha leucemia aguda. "A única diferença entre um pesquisador e um paciente é um diagnóstico, somos todos pacientes", disse ela.
"Há um choque quando você descobre que está acontecendo com você mesma. De certa forma eu acharia mais normal se eu fosse vítima de câncer de mama. Mas a leucemia é um mundo que não conheço e descobrir isso foi um choque, mesmo sendo médica a gente fica tão apavorada quanto qualquer outra pessoa."
Ela foi ter leucemia numa idade em que esta doença já não costuma acontecer.
Foi submetida à quimioterapia, que não ajudou em nada.
Aí procurou um hospital com experiência em transplantes de medula e duas semanas após as sete semanas dolorosas de químio ela foi submetida à operação de transplante, com medula cedida por sua irmã mais nova, Elisabeth Love de Graci.

Funcionou, a leucemia está em remissão. A doutora Susan viu o fator RH de seu sangue mudar de tipo O para tipo B - o de sua irmã - e passou quatro semanas com muita dor e confusão mental. Seu sistema imunológico ficou com as características do de sua irmã e ela perdeu uma alergia a níquel que tinha a vida inteira.
Está bem, mas seu sistema imunológico é débil: ela não pode viajar de avião, ficar em multidões ou outras possíveis fontes de vírus simples como o da gripe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário