segunda-feira, 10 de junho de 2013

A maior erupção vulcânica



A imagem mostra parte da região de Laki, na Islândia, onde a maior erupção vulcânica dos últimos séculos aconteceu há 230 anos. Foi de 7 de junho de 1783 a março de 1784 e suas proporções são inimagináveis.
Por exemplo:  foram expelidos 14,7 quilômetros cúbicos de lava basáltica, o que seria suficiente para cobrir os 500 quilômetros quadrados de uma cidade como Porto Alegre com uma camada de 30 metros  de basalto. Outra comparação: o havaiano Kilauea, permanentemente ativo, só expeliu 4 quilômetros cúbicos de lava desde 1983.
Pequenos terremotos antecederam as erupções, que foram em série: no total, 162 vulcões explodiram ao longo de uma linha de falhas de 23 quilômetros de extensão.
E durou oito meses, com um velocidade de liberação de lava que chegou a 8,6 metros cúbicos por segundo.
E também havia a fumaça vulcânica, que subiu até 15 quilômetros de altura e foi espalhada por boa parte do hemisfério Norte. Resultado: o verão de 1793 não aconteceu em muitos lugares, o sol encoberto pelas cinzas vulcânicas. Há relatos de locais com temperatura máxima, no verão, de 7 graus centígrados.
Na Islândia as consequências foram catastróficas, além das cinzas vulcânicas havia muitos gases tóxicos no ar. As colheitas fracassaram, os animais morreram, bem como 22 mil pessoas que ficaram sem ter o que comer e morreram de fome.



Nenhum comentário:

Postar um comentário