segunda-feira, 24 de junho de 2013

Turbinas desligadas

A coisa mais importante e interessante mostrada no show aéreo de Paris, semana passada, funciona em terra e não tem nada da velocidade dos aviões.
Ela foi montada neste Airbus A320 bem comum, que passeava lentamente do terminal de passageiros de La Bourget até a cabeceira das pistas com as turbinas fechadas por enormes tampas vermelhas, demonstrando que elas estavam desligadas.
Era assim:



A novidade, desenvolvida pela francesa Safran e pela norte-americana Honeywell, são dois motores elétricos de 50 HP acoplados aos trens de pouso traseiros. Com eles, o avião só vai ligar os motores na hora de decolar. Todo o tempo de táxi, mais eventuais períodos de fila, são feitos com as turbinas desligadas.

Os motores elétricos, entre as duas rodas do trem de pouso.

Isso representa uma grande economia de combustível e menos CO2 na atmosfera, além de outras vantagens como a dispensa do tratorzinho para empurrar o avião na saída do terminal de embarque - os motores elétricos funcionam também em marcha a ré.
Os fabricantes estão negociando para que o sistema seja instalado pelos fabricantes em aviões novos, mas eles também podem ser adaptados.
Tomara que as coisas andem, seria uma pequena e bem vinda revolução nos aeroportos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário