segunda-feira, 10 de junho de 2013

Snowden: herói ou bandido?


Afinal de contas o Edward Snowden, que vazou para o The Guardian e o Washington Post as informações sobre o monumental esquema planetário de espionagem eletrônica da governo norte-americano, é um herói dos tempos modernos? Ele fez um grande favor a seu país e à humanidade?

  Eu tendo a achar que sim, mas a The New Yorker abriu espaço para dois articulistas analisarem a questão - um diz que ele  é herói, o outro garante que não.

  John Cassidy é o que entende o vazamento de Snowden como heróico:

"Ao revelar a escala colossal da espionagem do governo dos Estados Unidos sobre americanos e outras pessoas ao redor do mundo, ele realizou um grande serviço público que tem muito mais valor que uma eventual quebra de confiança que ele possa ter cometido. Como Daniel Ellsberg. o ex-funcionário do departamento da defesa que divulgou os papéis do Pentágono, e Mordechai Vanunu, o técnico nuclear israelense que revelou a existência do programa de armas nucleares de Israel, Snowden trouxe à luz informações importantes que mereciam ser de de domínio público, sem causar algum mal duradouro à segurança nacional de seu país."

  Já Jeffrey Tobin diz que ele não é um herói mas um narcisista que merece ser preso. Diz ele que o fato de ter vazado as informações em Hong Kong, que é território chinês, pode levar ao governo da China informações secretas e sensíveis dos EUA:

"Isto faz de Snowden um herói? O governo americano e sua democracia são instituições com falhas. Mas o sistema oferece opções a funcionários e terceirizados insatisfeitos. Eles pode tirar vantagem da legislação federal sobre denúncias, podem levar suas queixas ao Congresso, podem protestar dentro das instituições onde trabalham. Mas Snowden não fez nada disso. Num ato que fala mais que seu ego ou sua consciência, ele jogou os segredos que conhecia para o ar, e acreditou, de alguma forma, que algo de bom poderia vir disso. Vamos esperar que ele esteja certo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário