quinta-feira, 20 de junho de 2013

Curiosidades planetárias

Coisinhas interessantes de nosso sistema solar:

North Pole of Mercury
O fundo destas crateras no polo norte de Mercúrio pode ter temperaturas próximas aos 370 graus negativos. Muito frio para um planeta tão perto do Sol. É claro que Mercúrio tem lugares muito quentes, mas no conjunto o planeta com maior temperatura média é Vênus.

Maat Mons of Venus
Vênus é tão quente que suas montanhas - a da foto é o vulcão mais alto, o Maat Moons - têm uma cobertura que parece ser neve mas é de metais pesados derretidos.

Olympus Mons of Mars
Já montanha mais alta do sistema solar é esta aí, o Monte Olimpus, em Marte. É gigantesca: altura de 22 quilômetros, quase três Everests, e uma área de 295 mil quilômetros quadrados - um pouco maior que o estado do Rio Grande do Sul.

Great Red Spot on Jupiter
A maior tempestade? Esta aí, a grande mancha vermelha de Júpiter. Não se sabe há quanto tempo a tempestade acontece, mas é observada pelos humanos há mais de 400 anos. Cabem três Terras dentro dela. Os ventos são de mais de 400 km/h, os relâmpagos dez vezes mais fortes que os nossos.

Saturn's hexagon
E se você acha os anéis de Saturno - além de lindos - estranhos, deve conhecer a coisa mais estranha do planeta: no seu Norte ele tem esta estranha formação de nuvens hexagonal. É gigante, cada lado tem 13 mil quilômetros. Saturno é muito pouco denso, feito de hidrogênio e hélio. Tão leve que se coubesse numa banheira, flutuaria na água.

Neptune's Great Dark Spot
E a tempestade mais furiosa do sistema solar não é a de Júpiter, mas esta da grande mancha escura de Netuno. Os ventos lá são de 2.400 km/h, duas vezes a velocidade do som.


Nenhum comentário:

Postar um comentário