sexta-feira, 23 de agosto de 2013

A aranha-mãe



Esta gigantesca e lindíssima escultura de aranha é obra da artista Louise Bourgeois.
Com dez metros de altura, ela já foi instalada permanentemente, no Canadá, Rússia, Japão, Qatar, Coréia do Sul e Grã Bretanha. E temporariamente em vários lugares como na Suíça, onde foi feita esta foto.
O nome e a inspiração da escultura são surpreendentes. Ele se chama Maman, uma lembrança da mãe da artista que morreu quando ela tinha 21 anos. Louise explica porque uma aranha simboliza sua mãe:
"A aranha é uma ode à minha mãe. Ela era minha melhor amiga. Como uma aranha, minha mãe era uma tecelã. Minha família estava no negócio de restauração de tapeçarias, e minha mão comandava as coisas. Como as aranhas, minha mãe era muito inteligente. Aranhas são presenças amigáveis que comem mosquitos, sabemos que os mosquitos disseminam doenças e são indesejados, então as aranhas são úteis e protetoras. Como minha mãe."


Nenhum comentário:

Postar um comentário