quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Os novos patrimônios da humanidade (3)

Mais alguns dos novos patrimônios históricos e culturais da humanidade, escolhidos pela Unesco em sua última reunião, no Camboja:



Os Fortes de Rajhastahan.  São seis, de arquitetura eclética, alguns com 20 quilômetros de circunferência. Protegiam, entre os séculos 8 e 18, cidades ricas, com castelos e outros atrativos, um testemunho do poder do estado principesco de Rajiput, Índia.



O centro histórico de Agadiz, na ponta sul do deserto do Sahara. Construído nos séculos 15 e 16, engloba 11 quarteirões com construções únicas de barro, incluindo o minarete que se vê na foto e tem 27 metros de altura - a maior construção conhecida feita de barro.



Os monumentos de Kaesong. Coréia do Norte. São 12 construções separadas feitas na dinastia Koryo, entre os séculos 10 e 14. Tem até observatório astronômico e estação meteorológica. Todo o sítio é considerado um testemunho da transição do budismo para o neoconfucionismo.



O porto histórico de Levuka, Ilhas Fiji. Raro exemplo de arquitetura tropical onde os colonizados sempre prevaleceram sobre os colonizadores - na caso, britânicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário