segunda-feira, 26 de agosto de 2013

A ponte que tirou Dresden da lista da Unesco



Crowds on the Waldschloesschen bridge, Dresden (24 August)

A cidade de Dresden, na Alemanha, conseguiu a triste honra de ser a primeira localidade excluída da lista de patrimônios históricos e culturais da humanidade pela Unesco.
O motivo da exclusão é a ponte que você vê acima: ela esteve cheia de gente assim no sábado, 24 de agosto, dia de sua inauguração e a partir de hoje, 26 de agosto, está aberta ao tráfego de veículos.
A lista da Unesco tem 981 lugares, e Dresden havia sido uma das primeiras a entrar, principalmente por causa da foto abaixo - o criminosos bombardeio a que foi submetida pelos aliados na segunda guerra mundial:



A nova ponte sobre o rio Elba, segundo a Unesco, acabou coma tradição arquitetônica e cultural da cidade. Pessoalmente, acho um exagero.
Ela causou muita controvérsia desde que os próprios cidadãos da cidade autorizaram sua construção, em 2005. Ambientalistas protestaram, defensores do patrimônio histórico idem. Houve muita pendenga judicial, muita paralisação nas obras, mas após oito anos ela ficou pronta, com um custo de cerca de 400 milhões de reais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário