Com seus telescópios cada vez melhores, astrônomos e astrofísicos têm descoberto planetas espalhados pelo Universo desde 1995.
Todos, sem exceção, são grandes demais, quase sempre gigantes gasosos em áreas geladas. No ano passado até descobriram um numa zona de temperatura boa para a vida, mas com um tamanho 2,4 vezes o da Terra, o que gera uma gravidade excessiva.
Só o telescópio espacial Kepler, da Nasa, já marcou 2.300 possíveis planetas, e cem deles foram confirmados, nenhum que preste.
Mas os cientistas estão cada vez mais confiantes em suas descobertas, tanto que garantem: em 2013 vão achar um planeta com as características do nosso. "O primeiro planeta com o tamanho certo, órbita adequada e insolação correta para a vida vai ser anunciado em 2013", garante Geoff Marcy, um veterano caçador de planetas de Universidade de Berkeley.
Então tá. Mas eu desconfio de tanto otimismo, achar este planeta perfeito é tarefa extremamente difícil. Para mim isso é apenas a primeira grande previsão furada de 2013. Depois não digam que eu não avisei, ou me cobrem e tirem sarro de mim no dia 31 de dezembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário