quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

As tartarugas na Lua

Quem ganhou a corrida até a Lua, na década de 1960, tempo de guerra fria e de disputa pela supremacia no espaço entre Estados Unidos e União Soviética?
A resposta mais óbvia é fácil: os primeiros caras na Lua foram Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins, a tripulação da Apollo 11, em 20 de julho de 1969, sendo o Armstrong o primeiro ser humano a colocar seus pezinhos em solo lunar. O Collins, coitadinho, nunca desceu da Apollo.
Mas há uma segunda possível resposta: em  maio do mesmo ano a tripulação da Apollo 10 foi até a Lua, fez algumas órbitas e voltou, sem pousar. Eles foram os primeiros seres humanos a ir até a Lua e ver seu lado escuro.
Ganharam a corrida? Depende, porque há uma terceira resposta: os primeiros seres vivos a ir até nosso satélite foram duas tartarugas.

tortoisesaroundthemoon.jpg
Cientistas examinam as tartarugas após seu retorno.
Foi assim: bem antes das viagens tripuladas dos norte-americanos, em setembro de 1968, os soviéticos lançaram para uma viagem até o satélite a nave Zond, que tinha como tripulação duas tartarugas - que nunca receberam nomes -, mais algumas moscas, carunchos, sementes, bactérias, plantas "e outros organismos vivos" não explicitados.
A nave foi, passou por trás da Lua (sem orbitar) e voltou, caindo no Oceano Índico. Ela foi recuperada e as tartarugas tinham perdido 10% de seu peso na viagem, mas de resto estavam bem.
Então é isso,  escolha sua versão preferida: dependendo do ponto de vista, é possível afirmar, sem erro, que duas tartarugas ganharam a corrida até a Lua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário