sábado, 12 de janeiro de 2013

Coisas da medicina em 1902

Há 111 anos a Sears - que antes da Amazon era a grande loja do planeta - vendia por catálogo algumas coisas que hoje consideramos assustadoras e mesmo assassinas.
Veja só:


Wafles de arsênico do Dr. Rose. Anunciados como mágicos, prometiam melhorar a aparência de qualquer um, principalmente os que tinham a pele "da palidez da morte".


Esta máscara não tinha pepino, abacate ou outros modernidades. Era em borracha, "curada em ácido" e com agentes curativos que prometiam remover qualquer imperfeição da pele. Quem precisa de tratamento dermatológico contemporâneo?


Uma bomba de sucção, grande, cuja virtude seria a única garantida para remover rugas. Devia chupar a ruga para fora do corpo....


Um elixir cuja função era matar parasitas intestinais. A turpentina é usada até hoje na medicina mas em produtos para uso externo, como o vickvaporub. Já pensou tomar vickvaporub?


Esse aí venderia até hoje... Um cinto elétrico que prometia, sem dor e de forma eficaz, curar problemas nervosos, infertilidade e - principalmente - "aquela fraqueza peculiar dos homens." Tratamento de choque...

Outras coisinhas do catálogo da Sears: ácido nítrico como homeopatia; ópio, de venda liberada e entregue pelo correio; acônito, uma violenta neurotoxina. Você também poderia comprar facas de castração, para uso em animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário