quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Um planeta muito louco

A estrela Fomalhaut nos foi apresentada pelo Hubble há já algum tempo. E logo ganhou o apelido de Olho do Sauro, porque é exatamente isso que ela parece.
Depois e muitas imagens os astrônomos descobriram o que poderia ser um planeta orbitando o Olho, mas sem nenhuma certeza, porque o planeta não aparecia no espectro de luz infravermelha e nem causava qualquer efeito na fotogênica nuvem de poeira que circunda a estrela.

v

Aos poucos foi se descobrindo mais: a coisa realmente orbita Fomalhaut, e se for um planeta pode estar envolto em poeira, o que absorve parte da luz infravermelha. Ele meio que fica camuflado.
Não foi possível ainda determinar o tamanho do objeto. Sabe-se que é grande, mas o mais interessante é sua maluca órbita, muito elíptica, que faz com que o ponto mais próximo da estrela seja a 7 bilhões de quilômetros e o mais distante a 45 bilhões.
Isso é louquíssimo: a parte interior da órbita fica mais distante do que Netuno está de nosso Sol. A parte exterior está a quase sete sistemas solares como o nosso de distância. Seu caminho é tão longo que espanta: veja na foto a pequena distância que o possível planeta avançou em oito anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário