sábado, 2 de fevereiro de 2013

O futebol de verdade

A fotógrafa Jessica Hilltout foi a África mostrar o verdadeiro futebol.
Aquele de verdade mesmo, feito pelo prazer de jogar, sem clubes, empresários, agentes, federações e o enorme jogo de interesses que desvirtua o futebol tradicional.
As imagens que ela colheu são de uma sensibilidade extraordinária e mostram o esforço e a dedicação de jovens africanos pelo prazer e privilégio de correr atrás da bola. O trabalho está publicado na edição de fevereiro de 2013 da National Geographic Magazine e parte dele você pode ver abaixo:


In Chicome, Moçambique, a bola de futebol de Orlando é feita de sacos plásticos unidos por tiras de casca de árvore.


Antes de ir para a escola em Gondola, Moçambique, Isaac, de 13 anos, demonstra sua técnica para fazer bolas. Ele usa fios de náilon, tecidos velhos e um preservativo inflado. Sua bela bola fica pronta em 30 minutos.
 
Amarrados com cordão, sacos plásticos se transformam em uma bola em in Bibiani, Gana.

Carlos Ribeiro mostra sua bola feita de sobras. Em Inharrime, Moçambique, onde os meninos aprendem a fazer bolas aos cinco anos.


Mensah Dosseh comprou suas chuteiras em Abidjan, Costa do Marfim, e aí as decorou com o nome de seu time preferido, o Barcelona.
.
Os jogadores em Ouagadougou, Burkina Faso, têm que acertar seus chutes nesta goleirinha.
Como diz o historiador Peter Alegi, "você não precisa de dinheiro e de um gramado imaculado para jogar futebol. Basta um terreno plano e uma bola feita em casa."



A Jessica organizava seu trabalho com este adorável caderninho de fotos e anotações. Uma maravilha. E o título, perfeito: "A alegria é redonda".

Nenhum comentário:

Postar um comentário