quarta-feira, 5 de junho de 2013

O desafio definitivo para os grandes atletas

Teste de força e resistência para os seres humanos é a maratona?
Nadinha, elas são brincadeiras de crianças.
Os verdadeiros super-homens (e mulheres) vão mostrar sua força nas ultra-maratonas, provas que exigem tudo que um corpo humano pode dar. Têm distâncias variadas e percursos quase sempre dificílimos.
Veja algumas das mais duras no calendário:

Marathon des Sables
Marathon
São 248 quilômetros para serem percorridos em seis dias. Pareceria fácil se a prova não fosse inteiramente dentro do Sahara, com temperaturas acima dos 40ºC. Três competidores morreram nos últimos anos.

Grand to Grand Ultra

Atravessa o deserto do Utah entre duas maravilhas da natureza - a Grande Escadaria e o Grand Canyon. São 237 quilômetros de desertos em caminhos difíceis, no total os competidores sobem mais de 6 mil metros. Sete dias é o prazo máximo para completar a prova.

A Ultra da Selva

Na floresta amazônica do Peru, é quase toda lomba abaixo, os competidores descem 3 mil metros dentro da selva, num total de 242 quilômetros cheios de umidade e mosquitos. Eles cruzam mais de 70 rios e córregos, por vezes percorrendo longas distâncias dentro deles. Prova das mais difíceis.

Badwater Ultramarathon

Corrida de 218 quilômetros, sem paradas, através do Vale da Morte, um dos lugares mais quentes do mundo. É a primeira das grandes ultramaratonas, com raízes na década de 70 do século passado. Os competidores atravessam duas cadeias de montanhas no caminho.

Hardrock 100

Pode parecer pouca exigência fazer 160 quilômetros em 48 horas. Mas, embora curta, esta prova é das mais duras porque os atletas sobem e descem um total de 11 mil metros - mais do que em qualquer outra prova do tipo. No Colorado: forte calor de dia, temperaturas congelantes nas madrugadas.

Spartathlon

Vai de Esparta a Atenas por uma complicada rota de 246 quilômetros. Os atletas têm três dias para passar por 75 pontos de controle, quem perde um deles é eliminado. Nada de estradas ou ruas, tudo é pelo campo e pelo mato.

Fat Dog 120

Uma resposta canadense à Hardrock, nas montanhas de paisagem maravilhosa perto de Vancouver. Sobe-se o equivalente a um Everest nas montanhas, depois desce-se tudo novo até o ponto de partida. 194 quilômetros de muita dureza e vistas deslumbrantes.

6693 Ultra

Esta  a mais dura de todas, tanto que até agora apenas 11 pessoas terminaram a prova. Começa apenas 35 quilômetros do círculo polar ártico, e os competidores vão para o Norte, cruzam-no e seguem em direção Norte sempre, arrastando trenós com suas coisas. Frio enlouquecedor, acompanhando uma estrada coberta de gelo que vai até o Oceano Ártico. O fim pode estar a 200 ou 500 quilômetros, nunca se sabe. E o jogo mental é terrível: a maioria abandona nas grandes planícies geladas  e não ao escalar montanhas ou cruzar rios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário