sábado, 17 de novembro de 2012

É importante: o Dia do Vaso Sanitário

O empresário de Singapura Jack Sim fundou em 2001 a World Toilet Organization, ou Organização Mundial do Vaso Sanitário, com o objetivo de chamar a atenção para a falta de saneamento em muitos países. Os números são estarrecedores: 2,5 bilhões de pessoas não têm acesso a um vaso sanitário limpo, 1,1 bilhão têm que urinar e defecar ao ar livre.
Muito triste. E as consequências são ainda piores, com contaminação das águas que levam a diarreia que mata mais crianças do que a malária e a Aids juntas.



Os custos da falta de saneamento também são gigantescos: a Índia perde 53 bilhões de dólares por ano, a Leste da Ásia 9,2 bilhões, o Quênia 324 milhões, com gastos em assistência médica para pessoas vítimas de falta de saneamento básico. A Organização Mundial de Saúde tem um cálculo que cada dólar investido em saneamento dá um retorno de 3 a 34 dólares, dependendo de onde você está.
A entidade fundada pelo Jack Sim trabalha para pressionar a ONU a investir em saneamento, e o ponto alto de sua ação é o Dia Mundial do Vaso Sanitário, que é 19 de novembro - a próxima segunda-feira.
Em vários países acontecem atividades e manifestações, mas infelizmente nunca vi nada por aqui.
É importante debater o tema. Numa palestra do TED de Taiwan  Sim disse uma verdade simples: "Não podemos melhorar o que não discutimos."
Sua atividade já sensibilizou outras organizações ao redor do mundo, incluindo a Fundação de Bill e Melinda Gates, que está oferecendo um prêmio de 100 mil dólares a quem inventar um vaso sanitário movido a energia solar  que transforme os dejetos humanos em energia e filtre a água para que ela possa ser usada em irrigação.
Não esqueça:o assunto é sério e o dia é segunda-feira, 19 de novembro

Um comentário: