quarta-feira, 28 de novembro de 2012

O animal imortal

Vamos admitir e confessar: o maior sonho e desejo do homem é alcançar a imortalidade. Concorda?
Mas esse não é o processo natural da vida - as coisas nascem, crescem, envelhecem e morrem. Tem que ser assim, não há outro jeito.
Ou há? Parece que sim: pelo menos uma espécie que vive na Terra detém o segredo da imortalidade.
Trata-se de uma mãe d'água, conhecida desde 1988 e observada meio por acaso por Christian Sommer, um estudante de biologia marinha alemão.

A mãe d'água imortal
De férias na Itália, Sommer mergulhava para observar a vida marinha. Coletava espécimes de vários tipos, e numa dessas pegou uma pequena e quase desconhecida mãe d'água, a Turritopsis dohrnii.
Ao observá-la, ele ficou pasmo: ao contrário de qualquer outra forma de vida no planeta, ela não envelhecia e morria.
O processo beira o inacreditável: ao envelhecer, ela começa a rejuvenescer cada vez mais, até alcançar o ponto inicial de seu desenvolvimento. E aí inverte o processo, infinitas vezes.
Por tudo que se sabe isso não é possível. Seria como uma borboleta rejuvenescer até virar lagarta, ou uma galinha rejuvenescer até virar ovo. E aí nascer de novo.

Em 1996 um grupo de cientistas italianos publicou o primeiro estudo a partir da descoberta de Sommer. Mas eles não tinham nenhuma resposta, apenas espanto.
E até agora pouco se sabe sobre como a coisa funciona, a não ser que a mãe d'água simplesmente vai modificando o tipo de suas células.
Outra coisa está acontecendo ao mesmo tempo: antes apenas conhecida no Mediterrâneo, e em populações relativamente pequenas, a Turritopsis dohrnii agora tem se espalhado pelos mares do planeta. Ela viaja agarrada em cascos de navios, e já foi vista também  no Panamá, na Espanha, na Flórida e no Japão.
E há até quem imagine que um dia, quando toda outra forma de vida na Terra estiver extinta, os oceanos serão densamente povoados por hordas de mães d'água imortais.
Assustador, não é?

Nenhum comentário:

Postar um comentário