segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Instrumentos musicais muito loucos

O universo dos instrumentos inventados, usados por algum tempo e posteriormente abandonados é bem grande. Alguns caíram em desuso ultrapassados por sucessores com melhor qualidade de som ou mais práticos para serem executados, outros simplesmente porque eram loucos demais. Veja alguns instrumentos bem exóticos inventados na primeira metade do século 20:

  Em 1917 o inventor R.E. Bates achava que o violão tinha um som legal mas pouco volume. Aí ele criou o violão-harpa, unindo as características dos dois instrumentos. Conseguiu realmente mais volume, mantendo a escala cromática simples do violão e mais as tonalidades peculiares da harpa. Sabe-se lá porque, não fez sucesso.

  Também em 1926 foi inventado o Luminaphone, uma coisa complexa: "Ele transforma raios de luz em música, com 37 notas possíveis num teclado. Quando você toca uma nota, um raio de luz é liberado de um projetor, que passa através de uma perfuração num disco rotativo, atingindo uma célula de selênio que transforma a luz numa vibração elétrica. Um tubo amplificador magnifica as vibrações e emite o som através de um alto-falante, transformando a luz piscante numa linda canção." Só tenho uma coisa para comentar: uau!

  Em 1926 inventaram o mais simples dos instrumentos de cordas, um cavaquinho ou ukelele ainda mais singelo: as mesmas quatro cordas e um braço ligado a uma casca de coco polida. Chamado de coco cantante, fez bastante sucesso e chegou a vender 50 mil peças por ano, produzidas em fábricas como essa de Honolulu da foto. Essa simplificação agora é moda de novo, com os ukeleles feitos com caixas de charuto.


  O criador desse instrumento tinha certamente mania de grandeza. Em 1935 ele fez este violino de 4m20cm de altura. Só a caixa de ressonância tinha mais de dois metros, o som podia ser ouvido bem longe.

  E essa loucura, de 1936? Chamado apropriadamente de violoncelo-trompa, era tocado como um cello e tinha o som amplificado por uma trompa. Coisa feia, não  é? Dizem que o som quase abafava o da orquestra inteira.

   Esse daí surgiu antes do tempo certo. Foi lançado em 1939 mas se existisse agora transformaria todo blogueiro ou fã do feicibuqui num virtuoso. Uma máquina de escrever com som de piano, e a pauta musical  eram palavras. Bastava teclar o texto que a música fluía... Deve ter provocado muita tendinite...

Nenhum comentário:

Postar um comentário