quinta-feira, 22 de novembro de 2012

O futuro das quatro grandes da internet

As quatro grandes empresas da internet - Google, Facebook, Amazon e Apple - estão constantemente duelando. Todas têm suas forças e suas fraquezas, e cada uma invade constantemente o território das outras.
Mas qual delas é a mais vulnerável? Surpreendentemente a mais rica, mais valiosa e que mais fatura - a Apple. Uma análise de uma empresa avaliadora de riscos explica que o problema da Apple é que ela só pode crescer e aumentar seu faturamento enquanto mantiver a criatividade de sua equipe e continuar lançando uma meia dúzia de produtos inovadores e surpreendentes por ano. Se isso não acontecer, os consumidores simplesmente partirão para produtos da marca que apresentar essa inovação permanente.



  


Já o problema do Facebook, que na mesma avaliação não tem a vulnerabilidade da Apple, é de gestão: a companhia fatura e lucra menos do que poderia porque é desorganizada e confusa gerencial e operacionalmente. Mas, pelo menos no futuro próximo, não parece haver uma concorrente capaz de derrubar a rede de relacionamentos mais popular do planeta. Falta investimento: por exemplo, a empresa investiu muito pouco para aprimorar a experiência de usuários usando plataformas móveis, e admite essa deficiência. Facebook, por enquanto, só é realmente bom em computador.
O Google vai bem, investe o suficiente e tem uma legião de seguidores fiéis, além de valiosíssimos dados sobre seus usuários, que têm enorme valor comercial. As únicas nuvens no céu da empresa são eventuais legislações anti-monopólio focadas nela e que começam a se esboçar, principalmente na Europa.

E a Amazon está solidamente organizada, com suas estruturas de venda e distribuição bem azeitadas depois de muitos anos de investimentos. Para os analistas, os dados dos clientes que a Amazon possui são ainda mais valiosos e importantes que os do Google, e este banco de dados é sua maior ferramenta para o futuro. A questão da Amazon é que ela é muito horizontalizada e pode ser comida pelas bordas por concorrentes bem verticais como a xodó do momento, a Fab.
Mas o futuro na internet sempre oferece surpresas. E, para os analistas, é provável que surja do nada no futuro próximo algo novo e que comprometa a força e o poder das quatro grandes. Uma aposta neste sentido seria a Tencent, o maior portal de internet da China.

Nenhum comentário:

Postar um comentário