sábado, 24 de novembro de 2012

E os bêbados realmente se safam...

Toldo mundo já ouviu histórias de bêbados que se safaram magicamente de acidentes que deveriam ter sido fatais. Há um monte de histórias sobre isso.
Mas parece que a coisa é mais do que lenda urbana: uma universidade no estado de Illinois, Estados Unidos, fez uma vasta pesquisa e chegou à inesperada conclusão de que sim, os bêbados têm mais chance de se safar de morrer em acidentes.



O pesquisador Lee Friedman, principal responsável pelo trabalho, diz que "após um acidente, estar intoxicado parece provocar um substancial efeito protetor."
Mais: quanto mais bêbado, mais a proteção funciona.
O estudo não foi pequeno nem amador: eles verificaram 190.612 pessoas que passaram por UTis entre 1995 e 2009 com níveis de álcool no sangue entre zero e 0,5 mg de álcool - sendo que 0,35 já pode ser fatal. E descobriram que, com exceção dos ferimentos por queimadura, as taxas de mortalidade em função de acidentes traumáticos diminuíam na proporção inversa da quantidade de álcool ingerida.
O que se diz por aí é que bêbados se safam por ter a musculatura mais relaxada. Mas os pesquisadores garantem que não é isso, a proteção é diferente.
Este post não é uma apologia do álcool, trata-se apenas de um relato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário