sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Pirataria? Menina de 9 anos tem computador confiscado

Realmente, essas coisas de copyright estão ficando completamente insanas em alguns países e a tendência é de que essa ridícula proteção ferrenha do direito autoral se espalhe por todo o planeta. Veja essa:
Uma menina finlandesa de nove anos teve seu computador confiscado pela polícia por ter baixado uma música da cantora conterrânea Chisu do site Pirate Bay.
Fã da Chisu, em outubro do ano passado a menina queria ouvir algo do novo álbum que logo seria lançado. Pesquisou na internet, caiu no Pirate Bay e baixou a música.

Chisu, a pivô da história
Depois comprou o álbum e até foi ao show de lançamento.
Mas a entidade de proteção de direito autoral e anti-pirataria da Finlândia, embasada em legislação repressiva, exigiu da família uma multa de 600 euros (1.500 reais) e o acesso aos conteúdos do computador.


 O pai se recusou e enviou cópias do recibo de compra do álbum e do ingresso para o show. Não adiantou: a polícia foi até a residência e confiscou o computador. Chega a ser patético, porque o computador era quase um brinquedo, esse aí do Ursinho Puff. O bom da história, imagino eu, é que o pai  deve dar para ela uma máquina melhor...



Nenhum comentário:

Postar um comentário