domingo, 18 de novembro de 2012

Um olhar sobre o umbigo

E essa, agora: o seu umbigo é único e inimitável.
Mas não por sua forma, saliências e reentrâncias, mas porque ele abriga um vasto ecossistema, uma colônia de bactérias que é só sua.
Um programa chamado Biodiversidade do Umbigo foi criado por duas universidades norte-americanas com o objetivo de terminar com o mito das bactérias más e mostrar que muitas delas são inofensivas e às vezes até úteis quando se acomodam em seu corpo.
E o melhor lugar para achá-las é o umbigo: isolado e muitos vezes não muito bem limpo, o umbigo acumula milhares de bactérias, e cada uma dessas colônias é única.
Eles tiram amostras de umbigos e fotografam ao microscópio, revelando padrões inimitáveis. Até agora eles já descobriram 2.368 bactérias diferentes  vivendo calmamente nos umbigos humanos.
Veja aí alguns desses umbigos, enquanto eu me contorço em dúvidas: como será o meu?

986.jpg

A amostra do alto à esquerda contém uma bactéria que produz antibióticos que matam outras bactérias - inclusive a dos fungos dos pés; a última à direita contém bactérias de uma grande família que inclui as causadoras do botulismo e da gangrena, embora a maior parte seja inofensiva. No umbigo, nada fazem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário