segunda-feira, 19 de novembro de 2012

O lugar mais frio do Universo

O lugar mais frio do Universo é o interior da Nebulosa Bumerangue, na constelação de Centauro, relativamente perto  daqui - está a apenas 5 mil anos luz de nós.
A temperatura lá é de -272 graus centígrados, só um grau acima do zero absoluto, onde todo o movimento molecular cessa. É mais frio até que o Big Bang, que teria ocorrido a -270 graus. Podem existir outros similares, mas por enquanto este é o único conhecido.


A nebulosa Bumerangue: estupidamente gelada
A Bumerangue é um destes lugares estranhos do Universo. Sua forma de gravata borboleta foi modelada a partir de ventos ferozes, com velocidade de - imaginem! - 500 mil quilômetros por hora, ultra gelados jatos de gás originados de sua moribunda estrela central. Essa estrela está perdendo, nos últimos 1.500 anos, um milésimo de sua massa a cada ano. Isso é 100 vezes mais rápido que o usual, e daí vem a absurdamente baixa temperatura.
Ah, não tem pegadinha nem erro: ela pode perder um milésimo da massa por 1.500 anos e ainda existir. A cada ano ela perde um milésimo da massa restante, não da original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário