sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

17 bilhões de Terras

Em 1750 o astrônomo inglês Thomas Wright publicou um livro que tinha um diagrama mostrando estrelas de nossa galáxia, todas com planetas orbitando. Não era uma afirmação científica, não havia evidências para isso. Mas Wright, inspirado por Copérnico e Galileu, intuiu aquilo como natural e decretou um conceito que na época podia ser considerado herético.

tumblr_mdg7jlYfnG1qb07b5o1_1280.jpg
O belíssimo diagrama de Wright, de 1750
Corta para 1980: 230 anos depois o astrônomo Carl Sagan, em sua série de tevê Cosmos, fala para uma sala de aula cheia de crianças e diz que quando elas forem adultas dezenas ou centenas de planetas já terão sido descobertos.
Wright mostrou o caminho, Sagan fez uma previsão acertada: o primeiro planeta fora de nosso sistema solar foi descoberto em 1995. Hoje a humanidade já conhece 105 planetas que não orbitam nosso Sol. E o telescópio Kepler tem nada menos que 2.740 outros candidatos à espera de confirmação.
Agora, a busca fica mais refinada: eles querem planetas parecidos com o nosso em diâmetro e que estejam a uma distância de seu sol que permita temperaturas favoráveis à vida.
O que nem Wright nem Sagan poderiam imaginar é a quantidade de planetas similares à Terra que existem em nossa galáxia. Segundo as últimas contas, 17 bilhões de sóis dos 110 bilhões da Via Láctea devem ter possíveis Terras.
E isto que a Via Láctea é apenas uma entre bilhões e bilhões de galáxias.
Você não está se sentindo menor, muito pequeno? Eu estou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário