Quando se fala em escalar montanhas, todo mundo pensa no Everest - eu inclusive.
Mas existem montanhas e escaladas bem mais difíceis e complexas. E cinco equipes conseguiram em 2012 belas façanhas no alpinismo.
Primeira escalada da Mazeno Ridge
Esta foi a maior conquista da última década. Sandy Allan e Rick Allen foram as primeiras pessoas a escalar a Mazena Ridge, um conjunto de oito picos, todos com mais de 7 mil metros, ao alongo de 13 quilômetros, culminando no topo da Nanga Parbet, a nona montanha mais alta do mundo, com 8.126 metros, no Paquistão.
Coisa pra lá de difícil. Eles planejavam fazer tudo em oito dias, levaram 18. Chegaram ao final sem comida e sem oxigênio, e a descida foi também difícil por falta de suprimentos. Mas conseguiram.
Os sete cumes
Existem os sete maiores cumes de todos os continentes, e escalá-los é uma realização pessoal perseguida por muitos alpinistas. Mas, de maneira inesperada, os segundos sete maiores cumes são muito mais difíceis. O italiano Hans Kammerlander conseguiu completar a tarefa ao escalar o dificílimo Monte Tyree, na Antártica, que tem 4.851 metros. Foi o primeiro.
Alpinismo e paraglider
O suíço Ueli Steck adora alpinismo e paraglider. E, em agosto, ele fez o impensável. Escalou uma montanha nos Alpes com seu paraglider nas costas e depois voou para outras seis montanhas, escalando até o topo quando necessário. Sete escaladas com voo num só dia - às 5 da tarde ele estava em seu carro voltando para casa.
O Nupste domado
A alemã Gerlinde Kaltenbrunner, com seu parceiro David Gottler, escalou o Nuptse, uma montanha de 7.861 metros vizinha do Everest, de maneira rara e difícil: foi sem sherpas, sem cordas e sem oxigênio, ao puro estilo alpino. Gerlinde já era famosa por ser a primeira mulher a escalar todas as 14 montanhas com mais de 8 mil metros sem uso de oxigênio suplementar.
A conquista do Gashenbrum I
O nunca escalado Gasherbrum I, no Paquistão, foi conquistado em março de 2012 pelos poloneses Adam Bielecki e Janusz Golab e os paquistaneses Ali Sadpara e Shaheen Baig. Foi em março, com temperaturas abaixo de zero, muita neve e ventos fortíssimos. Três outros escaladores que tentaram a mesma coisa morrer lá neste ano.
Para quem gosta de saber sobre coisas que nunca vai poder fazer:
ResponderExcluirhttp://www.youtube.com/watch?v=Of9fd6smarA