quinta-feira, 3 de janeiro de 2013
Regras para usar o celular
Greg Hoffman, de 13 anos, passou o ano de 2012 enchendo os pais: ele queria porque queria um IPhone.
Ganhou um de natal, mas junto com o aparelho veio um contrato de 18 pontos feito pela mãe, Janell Hoffman, que achei bem interessante:
1. Esse telefone é meu. Eu o comprei, eu o paguei. Estou emprestando para você. Eu não sou o máximo?
2. Eu sempre vou saber qual é sua senha.
3. Se o telefone tocar, atenda. É um telefone. Diga alô, tenha bons modos. Nunca ignore uma chamada se a tela disser "mãe" ou "pai". Nunca.
4. Entregue o telefone aos seus pais às 19h30min de dias de semana e às 21h de sábados. Ele será desligado e devolvido às 7h30min da manhã seguinte.
5. O telefone não irá à escola com você. Converse ao vivo com as pessoas para quem você envia mensagens de texto. A conversa é uma habilidade da vida. Viagens com a escola e atividades especiais serão avaliadas caso a caso.
6. Se o telefone cair no vaso sanitário, quebrar ao cair no chão ou desaparecer, você será responsável pelo custo de conserto ou reposição. Vá cortar grama, ser baby sitter. Pode acontecer, esteja preparado.
7. Não use esta tecnologia para mentir, enganar ou iludir outro ser humano. Não se envolva em conversações que podem ser dolorosas para terceiros. Seja um bom amigo ou fique longe do fogo cruzado.
8. Não envie mensagens ou e mails com este aparelho com conteúdo que você não possa dizer pessoalmente.
9. Não envie mensagens, e mails ou diga algo através deste aparelho que você não possa dizer na frente dos pais da pessoa.
10. Nada de pornografia. Use a internet para buscar informações que você possa partilhar comigo. Se tiver dúvidas, pergunte a alguém, preferencialmente a mim ou seu pai.
11. Desligue-o ou o silencie em restaurantes, no cinema ou quando estiver conversando com outro ser humano. Você não é uma pessoa grosseira, não deixo o IPhone mudar isto.
12. Não envie ou receba fotos de órgãos sexuais, seus ou de terceiros. Não ria. Um dia você será tentado a fazer isso, apesar de sua alta inteligência. É arriscado e pode arruinar sua vida. É sempre uma péssima ideia. O ciberespaço é vasto e mais poderoso que você.
13. Não faça um zilhão de fotos e vídeos. Não é necessário documentar tudo. Viva suas experiências, elas ficarão armazenadas em sua memória para sempre.
14. Deixe seu telefone em casa às vezes, e sinta-se seguro fazendo isso. Ele não está vivo e nem é uma extensão de você. Aprenda a viver sem ele.
15. Baixe música, nova ou clássica, diferente das baixadas por milhões de seus pares que ouvem exatamente a mesma coisa o tempo todo. Tua geração tem acesso à música como nunca antes na história. Use isso para expandir seus horizontes.
16. Jogue jogos com palavras ou quebra-cabeças de vez em quando.
17. Mantenha seus olhos abertos. Veja o que acontece ao seu redor. Olhe pela janela. Ouça os pássaros. Dê uma caminhada. Fale com estranhos. Esqueça o Google de vez em quando.
18. Tu vais fazer algo errado. Vou tirar teu telefone, vamos sentar e conversar. E vamos recomeçar. Você e eu estamos sempre aprendendo. Eu estou no teu time, estamos nessa juntos. Espero que você concorde com estes termos, boa parte deles não se aplica apenas ao IPhone mas à vida. Você está crescendo num mundo que muda muito rapidamente, o que é excitante e incitante. Mantenha-o simples sempre que possível. Confie na sua mente poderosa e no seu coração gigante mais do que em qualquer máquina. Esperto que aproveites teu maravilhoso IPhone. Feliz natal.
O Greg inicialmente odiou as regras. Mas depois de relê-las passou a gostar tanto que fez questão de divulgá-las.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário