segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Os conquistadores do espaço

Tenho muita pena dos norte-coreanos. É a sociedade mais louca do planeta, fechada em si mesmo, sem contato com o mundo exterior e vivendo num regime de completa desinformação. Ou tendo que acreditar - por falta de opção - na única fonte de informação disponível, que é o Estado. E este é um construtor de ilusões que mascaram o fracasso da situação econômica e social do país.
Nem me refiro a bobagens como as façanhas no golfe e no boliche do finado Kim Jong Il, que teria conseguido resultados absolutamente incríveis nos dois jogos, mas a coisas maiores, a verdadeiras subversões da realidade.
Por exemplo: em dezembro último a Coréia do Norte finalmente conseguiu, depois de muitos fracassos, fazer um foguete subir até a estratosfera e largar lá um satélite morto, sem função nenhuma. Pelo menos 21 outras fizeram isso antes e de maneira mais eficaz e útil.
Só que os norte-coreanos não sabem disso e agora estão sendo bombardeados por uma nova verdade absoluta transmitida pelos sistemas de informação do governo. De agora em diante, os norte-coreanos devem definir a si mesmos como "Os Conquistadores do Espaço".
É engraçado? Pode ser. Mas eu acho imensamente triste.

Dois conquistadores do espaço e seu foguete

Nenhum comentário:

Postar um comentário