quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

China, né? Namorados de aluguel

Está chegando o ano novo chinês, a grande festa do país: a China praticamente fecha por alguns dias e todo mundo vai para casa pra comer bastante, ver fogos de artifício e conviver com a família.
Parece legal, não é?
Mas não para todo mundo: os solteiros entre 20 e 30 anos de idade que trabalham longe dos pais sabem que estes dias serão de sofrimento, porque são enormes as pressões familiares para que eles se casem.
A Li Ha é uma destas pessoas: "Sou muito velha, tenho quase 30, mas ainda estou solteira. Estou sob muita pressão. Meus irmãos, meus pais e todos os parentes só perguntam porque ainda não casei. Entro em pânico quando eles telefonam, tenho medo de atender."
É claro que a pressão maior é sobre as mulheres, e por isso Li Ha está considerando uma alternativa radical: alugar um namorado para as festas.
Isto nem é difícil. Os classificados do maior site de relacionamentos da China estão cheios de anúncios de homens se oferecendo para a tarefa, com preços tentadores: 100 reais por dia, mais 16 reais por um beijo na bochecha. Uma simples companhia para um jantar pode sair apenas 10 reais a hora, mas ficar na casa da falsa namorada e ter que dormir no sofá aumenta o preço para 180 reais/dia.



A sociedade chinesa é dura, os pais mandam e não têm um diálogo normal, de iguais, com os filhos.
E a pressão pode ser tanta que pessoas como a Li Ha realmente aluguem um namorado. Ela já falou com mais de 50 candidatos, mas até agora não achou nenhum que lhe desse suficiente confiança.
O risco é a fraude ser descoberta, o que pode acontecer facilmente.
E neste caso a moça fica com sua imagem comprometida junto à família pelo resto da vida, além da garantia de ficar solteira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário