quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Transparência não é o forte do Tio Obama

Freedom of the Press Foundation, ou Fundação para a Liberdade de Expressão, é uma entidade norte-americana bem nova que está comemorando a arrecadação de 200 mil dólares em doações nas últimas seis semanas.
Mas fora o dinheiro não há muito a comemorar na área de atuação da Fundação.
O ator John Cusak, um dos membros do Conselho da instituição, divulgou a seguinte nota:

   


"Quando lançamos a Freedom of the Press Foundation - uma nova organização dedicada a apoiar a 1ª Emenda e o jornalismo focado na transparência e responsabilidade do governo - há pouco mais de seis semanas, nós sabíamos o que era necessário. O presidente Obama assumiu prometendo 'criar um nível sem precedentes de abertura no governo', 'estabelecer um sistema de transparência' e - na frase mais famosa - tornar-se 'a mais transparente administração da história'.
Mas agora, no início de seu segundo mandato, o nível de segredos governamentais atinge o nível máximo, funcionários que vazam informações para a imprensa estão sendo intimidados rotineiramente, e fontes estão sendo processadas num ritmo recorde. Na verdade a atual administração tem processado mais fontes do que todos os outros presidentes somados. Esses fatos falam por si mesmos - era mais importante do que nunca se erguer pela longa tradição de liberdade de imprensa deste país."

É, parece que o Tio Obama não gosta de transparência nem de bom jornalismo.
Feio, né?


Nenhum comentário:

Postar um comentário