sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Hong Kong: morando numa jaula

Hong Kong é uma cidade rica.
Muito rica, com padrão incomparavelmente superior ao de qualquer outra cidade chinesa.
Mas isso não impede que os mais pobres enfrentem um sério problema habitacional.
E uma das soluções que a prefeitura implantou me parece completamente desumana: são jaulas de 1,5 metro quadrado, empilhadas, onde as pessoas dormem atacadas permanentemente por insetos.
Vejam que horror:



AP Photo


Na foto de cima você vê um açougueiro aposentado de 67 anos. Ele paga 340 reais por mês pelo aluguel da sua jaula, montada pela prefeitura num apartamento dilapidado no bairro de West Kowloon. Ele já está resignado ao desconforto e aos insetos: "Já fui picado tantas vezes que me acostumei. Não há nada que se possa fazer. Tenho que viver aqui, tenho que sobreviver."
100 mil pessoas vivem em moradias consideradas inadequadas em Hong Kong, onde os preços dos imóveis residenciais e dos aluguéis duplicaram desde 2008. Estas moradias incluem, além das jaulas, apartamentos divididos em cubículos minúsculos ou cheios de camas cobertas do tamanho de caixões fúnebres.
Há muito descontentamento na cidade em função da crise de moradia. 210 mil pessoas estão na fila da prefeitura por um  lar e o governo anunciou um plano para produzir 15 mil novas moradias por ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário