sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

O carro do futuro já chegou

Sabe aquelas coisas que dizem que os carros do futuro vão ter? Maravilhas tecnológicas que vão deixar o ato de dirigir muito mais fácil e seguro?
Elas já estão aí, no mercado e nas ruas. Veja coisas instaladas em carros mostrados nos mais recentes salões:


A Cadillac lançou um sistema que avisa de perigo se você quer trocar de pista. Se há um veículo perto câmeras e sensores mostram sua localização e o lado do banco do motorista correspondente à pista onde não deve ir vibra.


A Nissan mostrou um sistema que impede que você bata de ré. Primeiro ele avisa com som e imagem do risco da colisão. Se você insistir ele tranca o acelerador. E se o carro ainda se mover aplica os freios. Você pode tentar bater que não consegue.


O luxuoso carro elétrico Tesla vem com um sistema de geração de energia com o uso do freio, igual ao KERS dos carros da Fórmula 1. Cada vez que o motorista freia as baterias recebem mais carga.


A GM tem um aplicativo que permite ao proprietário do carro abri-lo, fechá-lo, ligá-lo e fazer um diagnóstico de suas funções usando um telefone Android, Blackberry ou iPhone.


A Subaru foi além da prevenção de batidas traseiras. seu sistema impede, com uso automático dos freios pelo próprio carro, batida com qualquer objeto, pedestre ou animal cruzando a pista. Ele mantém um controle completo e permanente, 360 graus, sobre o veículo.


A Audi lançou uma nova versão do piloto automático. Ela, além de manter o carro na velocidade programada, cuida do trânsito e deixa o veículo sempre a uma distância do carro da frente suficiente para uma freada segura em caso de emergência.


O assistente ativo de visão noturna da Mercedes usa infravermelho para dar uma visão muito melhor que a proporcionada pelos faróis. Ele pode até indicar pedestres na estrada.


E a BMW adotou um sistema que projeta no parabrisa, acima do painel, informações complementares úteis ao motorista, a seu critério. Você escolhe o que quer ver e quando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário