segunda-feira, 5 de novembro de 2012

O olho gordo dos ingleses sobre o mundo

Britain has invaded all but 22 countries in the world in its long and colourful history, new research has found

Todo mundo sabe desde a escola que a Grã Bretanha já foi o maior dos impérios, tinha tanta terra em tanto lugar que o sol sempre estava brilhando em algum canto do império.
E agora fizeram um levantamento para ver onde eles já meteram os pés. O resultado é incrível: das quase 200 nações do planeta, apenas 22 não foram invadidas, saqueadas ou dominadas pelos ingleses.
Embora nunca tivessem nos dominado, eles também estiveram por aqui praticando pirataria e saqueando o porto de Santos na noite de Natal de 1588. O corsário Thomas Cavendish esteve por três anos assustando, assaltando e incendiando propriedades em nosso litoral, guiado por um português. Na América do Sul, eles só não estiveram na Bolívia e no Paraguai.
O mapa mostra a extensão das ações e dominação britânica, e mais abaixo está a lista dos 22 países que escaparam deles:
A nossa inclusão na lista pode parecer surpreendente, mas outras também são:
* Cuba, que ficou em poder dos ingleses de 1761 a 1763, com um banho de sangue.
* Islândia, invadida e dominada sem resistência em 1940 por 745 soldados em virtude de sua recusa em entrar na segunda guerra mundial.
* Vietnam, numa tentativa em 1945 e 1946 de dominar o regime comunista que se instalava na nação. Fracasso, como depois fracassaram franceses e norte-americanos.
Os nunca invadidos: Andorra, Bielorússia, Bolivia, Burundi, República Centro Africana, Chad, Congo, Guatemala, Costa do Marfim, Quirgistão, Liechtenstein, Luxemburgo, Mali, Ilhas Marshall, Mônaco, Mongólia, Paraguai, São Tomé e Príncipe, Suécia, Tajiquistão, Usbequistão e Vaticano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário