sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Porque Ferran Adria fechou o El Bulli


O próprio Ferran Adria - o melhor chef do planeta? - conta porque fechou o El Bulli. Acho sua história fascinante:

Ferran Adria: em busca da inovação constante

"Há 28 anos entrei na cozinha do El Bulli, um negócio que posteriormente foi aclamado como o melhor restaurante do mundo.
Em 30 de julho do ano passado fechamos o restaurante para sempre, possivelmente no auge de seu sucesso.
Para muitas pessoas esta deve ter parecido uma decisão estranha, mas para nós era o próximo passo lógico na evolução da nossa compreensão da cozinha.
Gastronomia, para mim, não é apenas técnica culinária ou ingredientes - é principalmente inovação. Como a música, os negócios ou a arte, não pode haver um processo numa cozinha sem uma ideia.
É necessário um conceito que seja apoiado e enriquecido pela técnica. A inovação é o catalizador crítico deste processo.
No El Bulli, a inovação era o nosso sangue, vital.
Minha equipe criou 1.864 pratos em um quarto de século, experimentando continuamente, mudando e adaptando nossa comida. Acredito ser esta a razão de tanta gente querer saborear nossa comida, porque todo prato era especial, todo prato era único.
No final decidimos fechar o restaurante e concentrar nossos esforços exclusivamente em pesquisa e desenvolvimento.
A inovação ainda vai estar no coração de tudo que fazemos, mas agora complementada por uma das forças mais poderosas e excitantes que este planeta já viu - a tecnologia digital."

O texto do Adria é longo e explica como ele usa a tecnologia digital para desenvolver a culinária. E como criou uma fundação para apoiar o novo trabalho. Mas o trecho que traduzi já sintetiza bem o - interessantíssimo - espírito da coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário