quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Um mapa do coração feminino

Esta é uma obra de arte do ano 1800. O artista se assina como "Uma Mulher", mas eu tenho minhas dúvidas.
Chama-se Um Mapa do Território Aberto do Coração Feminino.
É ingênuo e reflete o espírito da época com uma visão primitiva e completamente absurda da mulher.
Tem áreas enormes para coisas como "o amor pela admiração", "coqueteria". O "amor por vestidos" e o "amor pela exibição" desembocam no "Mar da Riqueza"...
Há também uma enorme área para o "egoísmo" e as poucas coisas boas estão lá no Sul, na região do sentimentalismo", onde estão o sentimento, a afeição platônica, o entusiasmo e o bom senso. Mas tudo isso fica ao lado de área de igual tamanho chamada de "egoísmo"....
Não acho estranho que as coisas ruins estejam no Norte - afinal de contas até hoje se vende a ideia de que o Norte é mais importante.
Os limites do território feminino, além do Mar da Riqueza, seriam o Território da Cegueira, a Terra do Esquecimento e - surpreendentemente - o Território do Valor.
Acho interessante e triste, como foi grande o esforço para pisotear as mulheres ao longo da história da humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário