segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Uma preservação artística da história

Como preservar a história da humanidade, ou ao menos parte dela, por milhões e bilhões de anos? Esta é a ideia por trás do projeto do artista Trevor Paglen, chamado  Last Pictures  - "As Últimas Fotos". Ele selecionou 100 fotos, copiou-as num suporte chamado de O Artefato e vai enviá-lo para o espaço num satélite de comunicações que ficará orbitando a Terra.
O Artefato em si é projetado para resistir a bilhões de anos, o que se supõe que acontecerá também com os satélites: muito depois de a humanidade ter desaparecido eles devem ficar girando, inabaláveis, ao redor do planeta.
O satélite com a preciosa carga tem seu lançamento previsto para 20 de novembro na base de Baikonur. Vai funcionar pouco mais de 20 anos como satélite de comunicações e depois continuará para sempre em sua órbita geoestacionária.
Mas o que são essas fotos? Trevor começou com 10 mil, reduziu para 500 e finalmente para cem. Diz ele que cada pessoa teria uma coleção diferente, a dele é influenciada por sua visão de artista. São muitas fotos velhas, algumas nada bonitas. Mas Trevor acredita que um alienígena que passar por aqui daqui a alguns milhões ou bilhões de anos poderá entender, com elas, o que era esta tal de humanidade.
Veja algumas, eu achei tudo muito impressionante:

Last Pictures
Lançamento de uma nave Soyuz em Baikonur

Last Pictures
Uma mãe e suas duas filhas, numa aldeia do Vietname

Last Pictures
Um velho teatro em Londres


Last Pictures
Crianças órfãs e refugiadas, gregas e armênias, pela primeira vez no mar
Last Pictures
Uma geleira, como era em 1940
Last Pictures
Uma tromba d'água no Atlântico

Last Pictures
Pessoas observam um tufão. Japão, início do século 20
Last Pictures
Como um drone Predador vê os migrantes na fronteira EUA-México.

Nenhum comentário:

Postar um comentário