quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Calças liberadas em Paris

Senhoras e senhoritas, relaxem: em sua próxima visita a Paris vocês poderão usar calças sem correr o risco de serem presas.
Caiu agora, por iniciativa do ministro dos direitos das mulheres, Najat Vallaud-Belkacem, uma lei de mais de 200 anos que proibia as parisienses de usar calças compridas.
A legislação até foi relaxada em 1892 e 1909, com emendas permitindo o uso de calças para mulheres dirigindo uma bicicleta ou cavalgando.



De lá para cá ela resistiu a várias tentativas de revogação, com os governos alegando que o assunto não era prioridade ou que a lei era uma parte da "arqueologia jurídica" da França.
Finalmente o Vallaud-Belkacem conseguiu sucesso, argumentando que a lei contrariava a constituição que prevê direitos iguais para homens e mulheres.
A lei vem do tempo da revolução francesa, quando os rebeldes passaram a usar calças ao invés dos culotes preferidos pela nobreza. Asim nasceu a expressão sans-cullotes, mas quando as mulheres quiseram também usar calças o seu direito foi negado.
Os revolucionários não eram tão fãs assim da famosa egalité.
Há muito tempo que nenhuma mulher era presa por usar calças, mas a própria existência da lei era discriminatória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário