terça-feira, 13 de novembro de 2012

A revolução vem da Índia

A próxima revolução no mundo da informática pode vir da Índia?
Pode. Mais ainda: ela também pode acontecer muito brevemente.
Já está até pronta. Ela se chama Aakash 2 e é um pequeno tablet de 7 polegadas, mesmo tamanho do novo Mini IPad.
A diferença é que ele custa 20 dólares. Você não leu errado: 20 dólares, 40 reais - um nada.
Uma porcaria de máquina? Nada disso. Seu processador é similar ao do primeiro IPad, sua memória RAM é maior. E funciona com Android, o que é bom por sua universalidade e arquitetura aberta: três em cada quatro smartphones e quatro em cada dez tablets no mundo usam Android. O Aaakash 2 faz tudo de maneira decente, obviamente sem ser o mais rápido ou de tela mais brilhante, mas com a possibilidade de encaixar um teclado físico.

Tuli e seu Aakash 2
O tablet terá a marca comercial Ubislate


Ele é criação da Sunnet Tuli e foi lançado há dois dias pelo próprio presidente da Índia, Pranab Mukherjee. Tuli, 44 anos, diz estar afundando num mar de pedidos. Só o governo de seu país deve encomendar 5,86 milhões de unidades.
Máquinas similares na China custam 45 dólares.

Uma máquina como a Aaakash 2 pode operar milagres em países em desenvolvimento. E ameaça até empresas que apostam na ponta de cima do espectro com tablets muito caros. Na Índia, por exemplo, quase ninguém tem computador e agora poderá ter. Só lá o tablet pode atingir um bilhão de consumidores ávidos para ter seu primeiro computador.
Empresas como a Apple e a Microsfot estão preocupadas: eles sentem que suas máquinas mais caras podem não ser competitivas contra um tablet tão barato. E aí a revolução se instala.


Nenhum comentário:

Postar um comentário